domingo, 25 de novembro de 2012

Tenha a barba perfeita!

A maioria dos homens vai aprendendo com muitos cortes, pela vida toda, qual a melhor forma de fazer a barba. De um modo geral, valem algumas recomendações: É bom saber que para a barba perfeita é importante a escolha dos produtos corretos para cada tipo de pele.


No mercado, há três tipos de espuma de barbear: mousse, gel, e creme. O primeiro é mais indicado para os homens com peles oleosas, enquanto os outros dois são ótimos para os que apresentam pele normal ou seca.

Veja se sua lâmina de barbear está em bom estado. Se for usar aparelhos descartáveis, use-os para três barbas -- depois disso, pode estragar sua pele e provocar ferimentos. Cuidado com o escanhoar (o barbear feito no sentido contrário dos pelos), se sua pele é muito sensível, isso pode causar foliculite, um tipo de inflamação muito comum.

O melhor horário para fazer a barba é depois do banho, porque além da pele estar limpa, seus poros estão mais abertos. Esqueça a espuma do sabonete porque ela pode irritar a pele mais do que ajudar.


Lembre-se de que não existe o melhor tipo de instrumento para barbear, mas, sim, aquele que se adapta melhor à sua pele, tipo de barba e habilidade. Todos eles têm seus prós e contras.

A navalha é muito eficiente, pois corta os pêlos rentes à raiz, o que prolonga o efeito liso da pele. Entretanto, o uso da navalha requer muita prática e habilidade. Por isso, é melhor procurar um barbeiro para evitar ferimentos.

Os aparelhos descartáveis são os mais baratos e dão bom resultado. Prefira os modelos com mais de duas lâminas, que cortam os pêlos sem necessidade de passar pela mesma área várias vezes. Por outro lado, é o método mais abrasivo e pode causar irritação na pele. Para aliviar o atrito, o uso de cremes de barbear é imprescindível.

Os barbeadores elétricos são os mais práticos porque não precisam de cremes e praticamente são indolores. Como não cortam o pelo tão rente, diminuem a agressão em peles que apresentam foliculite, porém o resultado não é uma pele tão lisa quanto os outros dois aparelhos conseguem deixar.

Loção pós-barba não é frescura. Além de fechar os poros, alivia as irritações provocadas por agressões da lâmina. As mais comuns são à base de álcool, mas não são as mais indicadas, porque podem irritar mais ainda a pele.

10 dicas para um barbear perfeito

O barbeiro Raul Ribeiro de Camargo, que há 60 anos dá um trato no visual de pelo menos três gerações de paulistanos no Salão Marília, em Perdizes, São Paulo, ensina o passo-a-passo de uma barba bem feita

1. Prepare o rosto antes de começar a barbear. O primeiro passo é estar com a pele limpa. Lave bem o rosto e use um hidratante ou algum produto específico para amaciar os pelos da barba.

2. O uso de toalha quente ajuda abrir os poros. Um minuto é o suficiente. A barba feita após o banho também se beneficia desse mesmo efeito, provocado pela água. Quem tem pele seca deve evitar água muito quente, pois pode ressecar ainda mais.

3. Aplique a espuma de barbear e espere agir por pelo menos um minuto. Aproveite para fazer pequenos movimentos circulares e contínuos para que ele aja de maneira eficaz. Isto suaviza a pele, amacia os pêlos e os ergue, para que o barbear seja mais rente e com menos irritações.

4. Preste atenção no sentido em que os pelos crescem. Comece pelas costeletas, depois pela face e pescoço, passe pelas áreas ao redor da boca. Deixe por último o queixo, onde os pêlos demoram mais para amolecer.

5. Esticar a pele enquanto faz a barba ajuda a evitar ferimentos. Use as duas mãos. Uma para segurar o barbeador, a outra para esticar bem a pele. Isso evitará cortes.

6. Controle seus movimentos e não pressione a lâmina demais sobre a pele. Barbeie-se com movimentos curtos. Isto permite mais precisão e irrita menos a pele.

7. Depois de cada passagem de lâmina, lavá-la rapidamente com água morna para retirar o excesso de creme e pelos.

8. Lave bem o rosto após fazer a barba com água morna, para retirar o excesso de creme. Sinta se nenhuma área foi deixada de lado. Cuidado ao retocar, pois quanto se passa a lâmina em um determinado local, mais irritada a pele fica. Use um pouco de creme de barbear novamente nesta área.


9. Depois de barbear, lave o rosto com água fria, para fechar os poros. Evite esfregar a toalha. Seque-o levemente. Para finalizar, passe uma loção pós-barba sem álcool, de acordo com seu tipo de pele.

10. Se sua pele é muito sensível, evite usar bronzeadores ou filtros solares imediatamente após o barbear. Evite também fazer a barba no mesmo dia em que irá nadar, pois o cloro e o sal da água irritam a pele. Durante o fim de semana dê um descanso para sua pele e evite fazer a barba.

Abaixo o Consultor de Beleza e apresentador do Superbonita do canal GNT Fernando Torquatto apresenta dicas de como deixar a barba "por fazer".


Fonte: UOL Moda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...