sábado, 2 de julho de 2011

Saiba o que comer antes e depois do treino

Muitas pessoas têm dificuldade em saber o que se deve ou não deve ser ingerido antes e depois dos treinos. A correta alimentação faz toda diferença no rendimento e resultado da atividade física.


A alimentação antes do treino é muito importante para garantir a energia necessária para a atividade física. O atleta pode realizar uma pequena refeição 1 hora antes do treino ou uma grande refeição (evitando excesso de gorduras e fibras, que retardam a digestão) até 3 horas antes. Veja alguns exemplos de cardápios:

1 hora antes - pão de forma ou francês com fatia fina de queijo branco e peito de peru ou bolachas de água e sal com pouco requeijão light ou queijo cottage.

3 horas antes - arroz ou macarrão com pouco molho, batata ou mandioca cozida, pedaço pequeno de peito de frango sem pele grelhado, suco de limão ou melão.

Já na alimentação pós treino é necessária a ingestão de alimentos ricos em carboidratos para repor o gasto muscular, facilitando a recuperação do indivíduo. Esta refeição deve ser feita após 2 horas (no máximo) do término do exercício, pois este é o período em que o estímulo para a reposição de energia está acentuado.

Exemplo de cardápio (almoço ou jantar): arroz ou macarrão, batata, mandioca, mandioquinha, cará ou inhame; frutas secas ou frescas; suco de frutas; espinafre, brócolis, couve-flor ou outros legumes; peixe ou frango.

Exemplo de cardápio (lanche): sanduíche natural, pão de forma branco ou integral, peito de frango desfiado, queijo cottage, cenoura ralada, alface e tomate e suco de frutas.

Por Fernanda Lage

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...