sexta-feira, 3 de junho de 2011

Roupa de trabalho

Muita gente me pergunta sobre que roupas usar no trabalho. Já falei aqui sobre o dress code no trabalho. Esse é um assunto recorrente das publicações do gênero, mas como a dúvida é frequente resolvi escrever novamente, dando novas dicas. Primeiramente, é interessante notar a mudanca no vestuário para trabalho. Cada vez mais empresas adotam uma postura menos conservadora nesse quesito, permitindo o jeans como traje habitual. 

Enquanto escrevia esse post, me deparei com um texto da Época Negócios falando justamente sobre as mudanças ocorridas no guarda-roupa de trabalho de nós homens. Não vou me ater a isso – até porque a matéria da revista é bem abrangente quanto a isso – mas é fato que o traje trabalho se tornou mais relaxado – com todas as ressalvas que essa palavra pede nesse caso. A dica é sempre se vestir de forma que as pessoas percebam qual seu cargo na empresa. Às vezes até você deve se vestir para projetar uma imagem – a roupa nos permite isso. Essa nova forma de encarar o guarda-roupa de trabalho mostra que a moda pode, sim, ser prática e refletir os anseios das pessoas. Ninguém precisa fazer grandes sacrifícios para estar bem-vestido.

Por outro lado, não se deve abusar. Existe uma etiqueta velada em relação a isso. Talvez a empresa não exija que você trabalhe com uma determinada roupa – como o costume. Mas o que se espera é uma atitude profissional. Alguns itens são proibidos: bermuda (por mais bonita e social que ela seja), calça jeans destroyed e/ou muito justas, camisetas com gola V e chinelos. Reserve-os para os momentos de lazer ou baladas.
Vou dar dicas por estação do ano e, no final, dicas gerais. Guarde com você!

Verão

Talvez o verão seja a estação do ano mais difícil para manter a linha (quem mora no Norte e Nordeste, sofre com isso também). Pois bem, existem maneiras de contornar esse problema. Existem jeans mais leves, que mais parecem uma calça de moletom (eu comprei uma recentemente e é extremamente confortável). Procure por eles.
Outra ótima opção são as calças chino, que estão em alta e são bem confortáveis, além de elegantes.

Nos pés, ao invés dos chinelos, um belo par de dockside ou mocassim, sem meias. Os tênis baixinhos também são confortáveis e estilosos.

Para os que usam terno, opte por um feito de lã fria, que não superaquece no verão e no inverno, aquece. Para segurar o suor, coloque uma camiseta por baixo da camisa. Assim, ela absorve o suor. E se você tiver uma reunião e sabe que sua camisa vai ficar suada, leve uma camisa extra e troque antes daquela reunião importante, por exemplo.

Inverno

No inverno é mais fácil ficar elegante. Mas, sim, muita gente comete erros. Vou dar algumas dicas por perfil de trabalho.

Formal: terno ou costume são clássicos. Coloque um suéter ou cardigã para aquecer ou então um sobretudo – ou uma combinação. No entanto, cada vez mais empresas dispensam o uso da gravata.

roupa-trabalho
Sem gravata: a roupa social com um toque moderno

Esporte fino: aposte em peças mais clássicas, como a camisa e o blazer. Nesse caso, combine com jeans escuro.

roupa-trabalho-esporte-fino
O blazer ou suéter substituem muito bem o paletó

Casual: jeans e camiseta são as peças-chave para quem trabalha num ambiente mais informal. Pra se aquecer, existe uma gama enorme de peças: moletom, jaqueta de nylon, jaqueta de couro, cardigã, blazer… e tudo mais que você lembrar. Se você quiser um look mais elaborado, pode colocar uma gravata. Lembre-se que a moda masculina é feita de acessórios, de detalhes. Lenços, cachecóis, gravatas… Invista neles.

roupa-trabalho-casual
Para aquecer, aposte na jaqueta de couro ou no blazer

Peças-chave

A primeira peça que você deve ter no seu armário de trabalho é o blazer. Um azul marinho é clássico. Vale a pena investir um dinheirinho nessa peça: ela nunca sairá de moda e você pode combiná-la com diversos looks, inclusive fora do trabalho.

blazer-algodao-preto
Na galeria abaixo, tem inspirações de como você pode usar o blazer de um jeito cool. As fotos são do MRPORTER.

Chic casual: a calça chino deixa o look mais casual, sem perder a elegânciaO blazer de um botão é ultra moderno e combinou bem com a calça chino e camiseta navyO blazer com a lapela mais aberta é mais modernoTudo jeans: o blazer de 2 botões combina perfeitamente com um look como esseO lenço no pescoço deixa o look alegre

Tenha também um bom costume ou terno, mesmo que no dia-a-dia você não use. Você poderá precisar e será pego desprevenido. Um terno cinza é bastante versátil e vai bem tanto de dia quanto de noite.

terno-cinza-roberto-cavalli

Lembre-se: moda é comunicação e o que você veste fala por você.

Fotos: reprodução

Fonte: Homemmoderno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...