domingo, 5 de junho de 2011

Como manter o seu sapato bem conservado?

Para uma maior durabilidade do sapato, precisamos sempre estar atentos as regras de conservação. Um couro bem cuidado é sinal de elegância, além de manter o sapato sempre com a aparência de novo. A Sapataria COMETA tem as melhores dicas pra vocês.


Dentre os cuidados que devemos ter, se destacam:

- Não utilizar o mesmo sapato por dois dias seguidos. Revezando os seus sapatos, a sua durabilidade é aumentada e o couro não sofre com o excesso de calor, podendo “respirar” até a próxima vez, isso evita também que o couro fique marcado.

- Segundo Paulo Roberto de San Juan da Sapataria COMETA, sempre após o uso do sapato, colocá-lo em uma forma de madeira. Além de manter o couro esticado, a madeira absorve a umidade acumulada durante o dia. Nossos pés podem chegar a 40°C dentro do sapato. Existem formas de plástico que podem também manter o couro esticado, mas não possuem essa propriedade de absorção.

- Ao calçar o sapato, é imprescindível o uso de calçadeiras que, além de auxiliar no calçar, evitam a quebra do contraforte (parte de trás do sapato).

- Por ser uma pele natural, o couro precisa ser hidratado através de um limpador com ceras naturais, que age nos poros, retirando as impurezas acumuladas. Use um pano para passar o limpador por todo o sapato.

- Usar sempre após o limpador, uma pasta de polimento feita a base de água e produtos naturais, para não ressecar o couro a médio e longo prazo. Podemos usar uma flanela para passar a pasta de polimento, sempre em movimentos circulares. Após a pasta de polimento, usar uma escova com cerdas de crina natural para dar brilho. Podemos ainda, após a escova, usar uma flanela limpa para dar um brilho extra. Uma boa engraxada a cada 15 ou 20 dias é o suficiente para deixar seus sapatos sempre bonitos, explica Paulo Roberto.

- Existe também o impermeabilizante, bastante usado em sapatos de couro e de camurça, para dar maior proteção ao calçado. Pode ser usado assim que compramos o sapato.

- E por último, é importante saber guardar os seus sapatos. Além do uso da forma, o ideal é guardá-los com a sola para baixo em uma sapateira ou closet. Para viagens, antes de colocar na mala, podemos colocar os sapatos em um saquinho de pano. Todos os nossos sapatos são acompanhados com nossos saquinhos de pano.

Por Paulo Roberto de San Juan

3 comentários:

  1. Ótimas Dicas, show de bola, abs., Marcelo.

    ResponderExcluir
  2. Estamos sempre a disposição para textos sobre calçados. obrigado. abraços, Equipe Sapataria COMETA.
    www.sapatariacometa.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...