domingo, 15 de maio de 2011

Um estilo de vida rico em baixas calorias

Sabia que à medida que o seu peso vai aumentando o seu metabolismo vai-se ajustando, mantendo desta forma um novo peso que pode não ser o mais adequado? Isto é um dos motivos porque quando se tem 20 anos de idade ainda se é magro e por volta dos 30 o pneu já tende a ficar e demorar a deixar o corpo.


Se diz que pode comer o que lhe apetecer e que quando desejar baixar o seu peso o faz com facilidade, saiba que irá chegar a um ponto que o seu corpo se irá adaptar ao seu excesso de peso e o metabolismo irá baixar, para o manter.

Se ao longo da sua vida mantiver o peso que deseja sem grandes flutuações significa que provavelmente a sua saúde está menos propensa a flutuações. Independentemente da sua idade, deve ter atenção à sua alimentação e à quantidade de comida que ingere, se começar a interiorizar isto o mais cedo possível não ganhará apenas uma boa imagem, mas também será capaz de conseguir uma saúde mais equilibrada.

Alimentos baixos em gordura
Calorias são sempre calorias, não importa de onde vêm. Quando são ingeridas em excesso elas acumulam-se no corpo. Muitos produtos que apregoam ser 100% sem gordura, não implica que emagreça, na realidade podem conter mais calorias que outros que não manifestam esta característica.

Porções são a sua regra
Se come corretamente e o seu peso não baixa, então come demais. Para um adulto, uma porção de carne vermelha deve ser do tamanho do centro da palma de uma mão e da altura de um dedo na horizontal; e quanto maior a quantidade de açúcar ou de gordura tiver, menor deve ser a porção ingerida.

Menos carne
A maioria do homem comum come demasiada carne. Troque a carne por peixe ou por porções de tofu ou de ovos. Coma carne por exceção e não por regra.

Fruta e legumes
Se não forem acompanhados de muito sal, molhos ou açúcar pode abusar de legumes e de vegetais o quanto quiser. Coma a fruta que desejar - a fruta não é o que o vai fazer engordar. Relativamente aos legumes opte por cozê-los a vapor, grelhá-los ou coma-os crus. Ingira a maior variedade de frutas e legumes que conseguir, para além de serem bons aliados de uma boa forma física, são aliados de uma boa saúde.

Proteína: o anulador da fome
A proteína é uma excelente forma de se manter saciado durante o dia. A melhor proteína que pode usar como sua aliada é a dos produtos lácteos, como o leite magro, o iogurte, o queijo… A carne branca e os ovos são outras formas de proteínas saudáveis muito boas para manter os níveis de fome baixos durante o dia. Os produtos lácteos e as carnes brancas têm uma proteína que, se misturada com fruta, faz com que se sinta saciado. Pode começar logo no pequeno-almoço.

Beber álcool mas nem por isso
O álcool tem muitas calorias e o hábito de o ingerir faz com que o seu peso aumente. Se gosta de beber a sua bebida, então por cada bebida que ingira beba um copo de água; na manhã seguinte, para além de obter uma ressaca menor, as calorias também serão bem menos. A bebida alcoólica que menos calorias contém é o vinho.

Passos simples
Pequenos passos trazem grandes resultados: substituir o prato em que come por um bem menor, em vez de acompanhar o bife com batatas acompanhá-lo com salada, diminuir o tamanho das porções dos alimentos… São tudo medidas simples que podem fazer uma grande diferença.

De vez em quando…
Se de vez em quando comer um prato de arroz e feijão, não deixe que isso o desencoraje. Pense que de vez em quando pode, mas é mesmo de vez em quando, e não muitas vezes ou quase sempre.

Mantenha a dispensa da sua casa cheia de coisas boas
Quando for ao supermercado compre azeitonas para um snack, bolachas integrais e abacate para comer com elas, pipocas para colocar no micro-ondas, beterrabas pré-cozidas para adicionar às saladas, azeite virgem e mostarda Dijon para temperar as saladas, aveia para o pequeno-almoço, limões e laranjas para temperar e comer, frutos secos, cereais para cozinhar como quinoa, centeio, arroz integral…

Fonte: Homemcorpus

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