domingo, 8 de maio de 2011

Supino x Resfriamento das mãos

Um estudo no mínimo curioso, demonstrou que o "resfriamento" das palmas das mãos nos intervalos de realização de séries de supino melhoram o desempenho!


O estudo foi publicado numa das revistas mais importantes da área. Nele, pesquisadores americanos e australianos observaram que diminuir a temperatura das palmas das mãos (de 35 para 20 graus Celsius), durante os intervalos de execução de séries de supino de alta intensidade, resultou em aumento do número de repetições realizadas e do sinal eletromiográfico e diminuição da percepção subjetiva de esforço e da temperatura esofágica em comparação as situações controle (sem manipular a temperatura das palmas das mãos) e com aquecimento das palmas das mãos.

Os supostos mecanismos envolvidos nesta estratégia estão relacionados à manipulação (inibição) de vias aferentes responsáveis pela percepção de dor, e consequentemente, de diminuição da produção de força.

Outros estudos já haviam verificado resultados parecidos. Um deles mostrou que a aplicação de bolsas de gelo na região superior do tronco e ombros por 3min em jogadores de beisebol (lançadores) durante os intervalos de um exercício que simulava séries de arremessos, foi capaz de aumentar a quantidade de trabalho realizada pelos lançadores.

A crioterapia tem se mostrado extremamente interessante em diversas aplicações.

Referência:
Palm cooling delays fatigue during high-intensity bench press exercise.
Kwon YS, Robergs RA, Kravitz LR, Gurney BA, Mermier CM, Schneider SM.
Med Sci Sports Exerc. 2010 Aug;42(8):1557-65.
Homemcorpus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...