domingo, 15 de maio de 2011

5 dicas na hora de malhar

Não se esqueça de que muitas horas na academia ou mesmo em casa com os halteres, levam a que muitos ensinamentos básicos sejam esquecidos.


Ficam aqui 5 dicas daquilo que não deve esquecer na hora de fazer exercício físico.

1. Não se esqueça de aquecer e alongar
Músculos relaxados podem rasgar. Tendões relaxados podem quebrar. Não se esqueça sempre de preparar a sua máquina para alguns minutos de esforço e cargas intensas. Para além de diminuir os riscos de lesão, os alongamentos são muito importantes na hora de não deixar os músculos atrofiar e de maximizar a performance do treino.

2. Cuidados com a boca: alimente bem o seu corpo
Já é um cliché dizer isto, mas o fato é que a maior parte das pessoas não tem cuidado com a alimentação, pensando que basta uns minutos na academia para eliminar as (muitas) gorduras acumuladas da Pizza do almoço e do Hambúrguer do meio da tarde. Mas também não é preciso exagerar e não comer nada. Proteínas são necessárias para o desenvolvimento e crescimento muscular, hidratos de carbono são a nossa energia para uma boa sessão de esforço físico e muita água devem manter o corpo sempre com altos níveis de hidratação

3. Não faça tudo mal e rápido: seja lento e eficaz
Um erro comum é fazer um elevado número de repetições do mesmo exercício num curto espaço de tempo. Tente fazer menos repetições mas mais lentamente. Sinta os músculos a trabalhar, faça a pressão lentamente, e tente sempre manter a postura correta para o exercício pretendido. A perfeição do exercício traz mais resultados do que centenas de repetições mal feitas.

4. Varie o seu plano
Tem um ou dois grupos musculares específicos que quer trabalhar? Ótimo. Mas não faça o mesmo percurso de exercícios durante muito tempo. Ao fazer isso está a habituar os músculos a uma determinada carga e exercícios, o que não promove maior desenvolvimento. Se alternar o tipo de exercício praticado, o corpo terá de produzir um esforço extra para acompanhar essa mudança, o que significa novo desenvolvimento muscular e melhores resultados. Alterne de 2 ou de 3 em 3 meses o seu plano de exercícios, sempre aconselhado pelo seu monitor ou personal trainer.

5. Exercite todo o corpo e não apenas partes
Quem não conhece um porteiro de boate que tem um torso do tamanho de um guarda roupa, sustentadas por um par de pernas que fazem a Olívia Palito parecer o incrível Hulk? Isso é porque existe sempre alguém que quer apenas treinar uma parte do corpo descuidando de outra. Um corpo perfeito deve ter simetria e para isso há que o treinar na sua plenitude não descurando nenhum grupo ou seção de músculos.

Fonte: Homemcorpus

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