quinta-feira, 14 de abril de 2011

Alimente sua aparência

Um “bom ar” é o que se pretende que tenha depois de seguir os nossos conselhos dietéticos. São simples dicas de alimentação que lhe proporcionam um cabelo mais forte, uma pele mais lisa ou até mesmo uns dentes de aço


APOSTE NAS UVAS; Para conservar o cabelo. A vinhoterapia tem por base a utilização dos polifenóis encontrados nas uvas e que os especialistas apontam como sendo 10.000 vezes mais eficazes que a vitamina E, capazes de reduzir até 85% os radicais livres, responsáveis pelo aparecimento das rugas causadas pelo sol, tabaco e poluição. Além do mais, os polifenóis hidratam e revitalizam a pele. Mas estes não são os únicos benefícios das uvas.

Um estudo japonês demonstrou que a proantocianidina, uma substância ANTIOXIDANTE que se encontra nas grainhas das uvas (antes designada por taninos condensados), estimula a atividade das células dos bulbos capilares que dão origem ao cabelo. Ao aplicar um tratamento à base de vinhoterapia no cabelo, irá prevenir o envelhecimento do fio, hidratar e ativar a circulação do couro cabeludo.

COMA PIMENTA; Para ativar os espermatozóides. Se está a pensar ser pai, siga o menu criado pelos especialistas em Nutrição da Universidade de Surrey (Reino Unido) para aumentar a fertilidade. Trata-se de uma dieta à base de frutas e verduras (mínimo de cinco porções por dia) que proporciona FERRO, ZINCO, CÁLCIO e SELÉNIO, substâncias todas elas vitais para a boa saúde dos “seus nadadores”. Além da pimenta, inclua ainda outros alimentos indispensáveis à elaboração deste menu de paternidade: massas (de preferência acompanhadas de molho de tomate), caranguejo, nozes do Brasil, arroz e legumes.

COMA SEMENTES DE GIRASSOL; Para prevenir as rugas. A vitamina E é um potente antioxidante que podemos encontrar “no GÉRMEN DE TRIGO, ÓLEO DE MILHO, SEMENTES DE ALGODÃO, GIRASSOL, SOJA, VEGETAIS DE FOLHAS VERDES e GEMA DE OVO”, conforme refere o Dr. António José Leitão Canotilho, médico assistente graduado de Clínica Geral na ClinoTávora, em Sernancelhe.

Ao comer um punhado diário de sementes estará a evitar os danos provocados na pele pelos radicais livres. Mas não ultrapasse esta quantidade diária, além das sementes terem um elevado teor de gordura, um excesso de vitamina E pode provocar um “efeito anticoagulante e prolongamento do tempo de coagulação sanguínea”, prossegue o médico. Outra alternativa para manter uma pele jovem é comer tomate já que contém licopeno, uma substância carotenóide com ação antioxidante, que ajuda também a prevenir alguns tipos de cancro, como o da próstata.

TOME UM IOGURTE NATURAL TODOS OS DIAS; Para perder a barriga. A maior parte do CÁLCIO (90%) absorvido, presente em alimentos como iogurtes, leite, queijo, brócolos, repolho, etc., é armazenado nos ossos e é essencial para o fortalecimento de ossos e dentes, para o funcionamento do sistema nervoso e imunológico, contração muscular, coagulação sanguínea e pressão arterial.

Além disso, segundo diferentes investigações, o iogurte ajuda a perder peso, uma vez que acelera a queima de calorias. Conforme foi apurado num novo estudo da University of Tennessee (EUA), publicado no International Journal of Obesity, durante a experiência os adultos obesos que comeram três porções diárias de iogurte sem gordura, ao longo de uma dieta de baixas calorias, perderam mais 22% de peso e mais 61% de gordura corporal do que aqueles com dieta de baixas calorias sem iogurte. Mais, quem comeu iogurte perdeu mais 81% de gordura corporal na região do estômago, o que contribuiu para perder barriga. O iogurte natural pode também funcionar como máscara de rosto, espalhando-o e deixando atuar durante 10 minutos: O OBJETIVO É LIMPAR OS POROS.

BEBA SUMO DE PEPINO; Para terminar de uma vez por todas com a acne. Uma dieta equilibrada SEM AÇÚCARES, com um alto teor de FIBRAS, baixa em gordura saturada, sem frituras, refrigerantes, adoçantes artificiais ou alimentos com iodo (presente em alguns alimentos fast-food) pode ser suficiente para erradicar a acne do seu rosto. Contudo, pode fazer uma cura à base de sumo de pepino (quatro a cinco copos de sumo por dia durante uma semana) ou beber sumo natural de cenoura, que contém zinco, um mineral importante contra as inflamações e na regeneração dos tecidos.

DESCASQUE NOZES; Para ter a pele macia. Grãos, cereais, nozes e óleos vegetais contêm VITAMINA E, um ANTIOXIDANTE que “melhora a circulação, proporcionando mais oxigénio ao organismo, além de retardar o envelhecimento. Também aumenta a capacidade de reter água, deixando a pele macia e hidratada”, conforme explicam os especialistas da Johnson & Johnson.

COMA SARDINHAS; Para conseguir uma pele lisa. Os ÓMEGA-3 são ácidos gordos essenciais que podem ajudá-lo a manter uma aparência jovem e bem cuidada. Na verdade, estes ácidos têm uma ação importante na integridade da pele, funcionando como barreira protetora, prevenindo-a de lesões externas. Estes lípidos são também fundamentais para nutrir e alisar a pele, ao dar-lhe a elasticidade que precisa e favorecendo a comunicação entre as células.

O peixe gordo é a melhor fonte para obter esta gordura insaturada, por exemplo: cavala (100 g) contém 2.500 mg de Ómega-3, o arenque 1.700 mg, o salmão 1.200 mg, a sardinha 780 mg e o atum 400 mg. Como recomendação, aconselhamos que consuma peixe, sobretudo gordo, pelo menos três vezes por semana.

DESCASQUE KIWIS; Para evitar as rugas. “A VITAMINA C é um dos antioxidantes mais eficientes que existem, pois costuma ‘varrer’ os radicais livres”, afirma a equipa da Johnson & Johnson. De acordo com os especialistas, esta vitamina “estimula a produção de colagénio - necessário para dar sustentação à pele, além de prevenir o envelhecimento precoce. A vitamina C também tem o poder de reanimar a pele cansada, deixando-a mais firme e luminosa.

Com uma boa dose dessa vitamina, ainda estará protegida contra os efeitos do tabaco, da poluição e dos raios ultravioleta”. Uma vez que não é uma vitamina armazenada no corpo, é necessário ingeri-la regularmente. Fruta como a laranja, limão, kiwi, morango, tomate e vegetais verdes são algumas das principais fontes.

COMA ARROZ INTEGRAL; Para ter brilho no cabelo. É o que refere a nutricionista Dra. Tânia Rodrigues, para a Salutia. Segundo esta, o arroz integral é “rico em FIBRAS, mantém o bom funcionamento do intestino e facilita a eliminação de toxinas. O resultado é visível. Os cabelos tornam-se brilhantes e a pele fica mais viçosa”. São ainda uma fonte de vitaminas B e E e de minerais, como manganês, zinco e cobre, essenciais contra o envelhecimento precoce.

COMA ESPINAFRES; Para ter o cabelo macio. Certamente já ouviu em algum anúncio a cremes anti-rugas a palavra retinol, ou seja, VITAMINA A. Com um efeito poderoso, “a vitamina A controla a ação dos radicais livres, estimula o crescimento das células na pele, atenua linhas de expressão e também é eficiente no combate ao foto-envelhecimento (causado pelos raios ultravioleta)”, explicam os especialistas da Johnson & Johnson, acrescentando ainda que “quando falta vitamina A no corpo, o cabelo fica ressequido e a pele áspera”.

Para obter esta vitamina pode recorrer a duas fontes naturais: de origem animal, como a manteiga, leite, fígado, gema de ovo, sardinha ou queijos gordurosos; ou provenientes do reino vegetal, já que os vegetais folhosos verde-escuros e vegetais amarelo-alaranjados possuem carotenóides que são convertidos em vitamina A pelo organismo, como é o caso do espinafre, cenoura, batata-doce, couve, alface, endívia ou salsa.

MASTIGUE UMA MAÇÃ; Para uma dentadura sã. Composta por 85% de água, 0,5% de proteínas e 14% de hidratos de carbono, a maçã possui em abundância MINERAIS como sódio, potássio, magnésio e fósforo. Contém ainda vitaminas A, B1, B2, B6 e C. Entre as suas propriedades de destaque, os especialistas afirmam que a maçã limpa os dentes, fortalece as gengivas e os seus ácidos ajudam a fazer a digestão de alimentos gordos.

Por outro lado, um estudo holandês revela que a maçã ajuda a reduzir o LDL (o mau colesterol) uma vez que esta fruta contém super-antioxidantes, como a quercetina e a catequina. Thomas Seha, professor de Biologia da Universidade de Massachusetts, afirma que comer uma maçã por dia ou beber um copo de sumo deste fruto pode aumentar a produção de antioxidantes e mantê-lo mais saudável, até longa idade, verificando ainda uma melhoria da memória.

Fonte: Homemcorpus

2 comentários:

  1. Outra dica é comer muito mamão e ovos, pois isso ajuda no combate a acne.

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