quinta-feira, 21 de abril de 2011

7 Erros de malhação que o levam a não conseguir bons resultados na academia

Que ideias erradas o levam a desistir ou a ficar frustrado com os resultados na academia? Treinar na academia pode ser apenas uma forma de manter a boa forma física, porém, aliado a bons hábitos saudáveis e a expectativas realistas, é ideal para conseguir um corpo invejável. Todavia existem muitos erros que podem minar esta perspetiva e que limitam os resultados esperados. Saiba quais são os 7 principais.


Erro nº1: Ir na academia para pôr a conversa em dia, ver TV ou ler o jornal. Deixe essas atividades para o final do treino. Os seus 45 minutos de treino diário são preciosos para manter a sua boa forma, se lhes remover 15 minutos para conversar ou para outras atividades, os seus objetivos vão sair defraudados e nem conseguirá perceber porque.

É importante que quando estiver a exercitar o corpo, o faça de uma forma consciente e dê o seu melhor para conseguir um excelente resultado. De outra forma não verá resultados.

Erro nº2: Só porque põe os pés diariamente na academia não significa que pode comer o que bem lhe apetece. O exercício físico não é uma desculpa para poder comer tudo o que lhe apetece. Se fizer exercício físico não pode decidir fumar, beber e comer o que lhe apetecer sem consequências.

Muitos tipos de exercícios de fato ajudam a queimar as calorias indesejadas, porém se não os combinar com uma vida saudável, irá começar a pensar porque é que ir a academia não está a resultar. Para tudo tem de existir um equilíbrio e o exercício físico faz parte de um todo, especialmente de uma vida saudável e equilibrada. Não tem de deixar de beber um copo ou de comer um pastel de carne de vez em quando. 90% do esforço para conseguir e manter um bom corpo advém da alimentação e do estilo de vida que pratica, apenas 10% advém do exercício físico.

Uma vez por semana dê-se carta-branca para poder ter um dia relaxante, onde pode comer e fazer o que lhe apetecer, mas sempre sem grandes exageros, não se vai pôr uma vez por semana a comer 2 panelas de feijão com carne, beber 1 garrafa de whisky… ah, e fumar, isso nunca!

Erro nº3: Recusar-se a fazer o que o seu treinador pessoal ou instrutor de fitness lhe diz. Depois de muitas idas a academia parece que já sabe tudo. Melhor pensando, não. Mesmo que saiba bem quais os seus limites físicos, não estará a maximizá-los caso não escute as sugestões que o seu instrutor lhe der.

Para além disso, o risco de lesão é muito maior. Acredite, nenhum homem a mancar com um entorse é interessante. Lembre-se que quando estiver a contratar um treinador pessoal, ou a entrar numa academia, uma das coisas mais importantes que pode estar a pagar é o know-how que recebe. Um treinador certificado saberá compreender os seus objetivos e poderá adequar esses objetivos a um treino correto para os atingir.

Erro nº4: Fazer tudo muito bem, ou não fazer nada. A ideia de ou fazer muito e bem ou nada, também é um grande Não. Se souber que não vai conseguir praticar o seu tempo de treino habitual, vá a academia na mesma, é melhor 20 minutos de treino que nada, e isto é regra de ouro. Tem de ter uma atitude flexível em relação ao treino, se hoje não consegue ir a academia à hora que gosta, vá mais tarde ou se não conseguir de todo, paciência, amanhã há mais.

O importante e que tente sempre pôr os pés na esteira nem que seja por 15 minutos. No dia seguinte fará melhor.

Erro nº5: Depender de um colega para ir a academia. Se o seu colega não for você também não vai?! Saiba que não precisa de inspiração ou do apoio de outros para treinar, apenas necessita de um bom treinador. Mantenha a sua rotina diária e não espere pelos seus amigos só para ter companhia. Os amigos são ótimos para conversar, e até passar um bom bocado, mas para treinar só precisa de si. Se o seu amigo ou até o seu companheiro não for consigo na academia mantenha a sua motivação e vá sozinho. Tenha um esquema de preparação que possa usar caso ele falte. Mesmo que tenha o mesmo programa que o seu amigo ou amigos, mantenha a sua rotina de fitness, ele depois poderá acompanhá-lo.

Erro nº6: Esperar resultados rápidos. Objetivos irrealistas são uma boa forma de se sentir frustrado e de desistir dos mesmos. Saiba que a sua saúde deverá sempre ser o seu maior objetivo, em vez de apenas a sua aparência. Desta forma conseguirá um estilo de vida realista e saudável de forma mais fácil.

Os seus objetivos devem obviamente ser considerados, porém seja realista quanto ao resultado esperado. Se pretende perder uma boa quantidade de peso e diminuir a porcentagem de gordura corporal em X% deverá praticar o exército físico adequado e ter uma vida saudável de acordo com esses objetivos.

Dietas ioiô e exercício excessivo não resultam, se acumulou 10 kg em 5 anos dê pelo menos 5 meses para os perder. Se não for coerente com o que pretende, e praticar um exercício físico e dieta adequada, poderá dar por si com ansiedade, frustração, perda de cabelo, pele seca, perda de energia, etc. Se tem de perder peso para um certo momento da sua vida, planeje essa perda com tempo e de forma adequada.

Erro nº7: Desejar ter um corpo como a estrela de cinema . Embora isto possa ser uma excelente fator motivador, pode também ser frustrante, pois todos temos um corpo e metabolismo diferente e os resultados variam de pessoa para pessoa, independentemente do tempo que se passa na academia. Mais uma vez, seja realista e trace os seus objetivos de forma personalizada, com a ajuda do seu treinador. Tenha sempre em conta o seu corpo, a sua genética, a sua idade, e o tempo que consegue dedicar por dia ou por semana ao treino. Não tente atingir um sonho impossível, tente atingir os seus objetivos de forma a apreciar os seus progressos pessoais, e não desistindo do treino por não conseguir um objetivo que é simplesmente inatingível.

Aprenda a gostar do seu corpo e aceite as suas limitações; e lembre-se que com uma perspetiva realista e com uma filosofia de vida saudável tudo é fácil.

Fonte: Homemcorpus

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