segunda-feira, 21 de março de 2011

Transpiração não é sinônimo de queima de gordura


O fluido corporal perdido é reposto após a ingestão de líquidos.

Transpiração é o processo pelo qual a água contida no corpo é eliminada, na forma de suor, devido a uma elevação de temperatura externa ou interna que a permita fluir para a superfície do corpo. Apesar de qualquer corpo contendo água em sua composição estar sujeito à transpiração sob temperaturas elevadas, é nos seres vivos que a transpiração adquire vital importância.

O suor é uma secreção natural das glândulas sudoríparas e é constituído de 99% de água e 1% de sais minerais. Estas glândulas estão espalhadas por todo o corpo, concentradas nas axilas, mãos, pés, testa e dobras.

Quando a temperatura corporal ultrapassa os 37°C, o suor age como um mecanismo de refrigeração. Os vasos sanguíneos se dilatam e estimulam as glândulas sudoríparas a iniciarem o processo de transpiração.

Diante do exposto, podemos então afirmar que correr embaixo do sol, ou usar muita roupa enquanto se pratica esporte, emagrece. No entanto, tal perda de peso, se deve a esta transpiração excessiva em que se submeteu, pois o que se perde, nesta condição é água e sais minerais. E o líquido perdido, neste tipo de prática esportiva, é logo recuperado na primeira ingestão de água.

Portanto, a queima de gordura só ocorre através da atividade física, e não através da transpiração. Com os exercícios aumentamos o nosso metabolismo, gerando um gasto calórico maior, resultando na perda de peso.

É fundamental que na prática de exercícios utilize roupas leves, de tecidos sintéticos especiais, que não absorvam a água perdida do organismo. O importante é não bloquear a transpiração. E muito menos, provocar uma transpiração excessiva, pois com esta prática, o máximo que irá acontecer, é o seu corpo ficar desidratando, gerando uma ilusão de emagrecimento.

Fique Sabendo: suar também não desintoxica, porque a principal substância eliminada é a água e não as toxinas.

Adelson Canudo - Redação Saúde Plena
Fonte: Homemcorpus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...