segunda-feira, 21 de março de 2011

Pés: como cuidar?

Você já esteve em uma situação em que precisou tirar os sapatos e não ficou contente com o estado dos seus pés? Pode ter sido um chulé ou aquele aspecto de pé ressecado que não te agradou. Imagino que vários já passaram por essa situação. E o pior: quando estavam ao lado de uma mulher, bem elas que possuem um certo fetiche por essa parte do nosso corpo! Nada de negligenciar seus pés, venha comigo nesta matéria em que compartilho algumas dicas práticas para deixar seus pés mais aceitáveis e impecáveis.

Chulé

Primeira coisa importante que é bacana você saber: os pés, assim como as axilas, possuem grande quantidade de glândulas sudoríparas. E as bactérias sabem disso! Aquele cheiro terrível que ocasionalmente sinto quando entro no vestiário da academia é o resultado da decomposição do suor pelas bactérias ou pelos fungos. Assim, o lance para evitar e acabar com o chulé é focar em diminuir a umidade/suor dos seus pés, além de caprichar na higienização dos sapatos e pés (no intuito de afastar as bactérias).

Dicas gerais

1) A velha dica de enxugar bem os pés após os banhos é realmente importante, afinal diminui a umidade e , assim,  a chance das bactérias e fungos atuarem.
2) Para evitar a umidade funciona colocar talco nos sapatos antes da utilização. Melhor ainda se for específico para os pés, atuando como antibacteriano ou antitranspirante.
3) Se seu pé for do tipo ressecado, evite o talco. Opte por produtos desodorantes em creme ou em aerossol (spray).

FALANDO NISSO

Você sabia que várias empresas norte americanas pararam de produzir produtos em talco? Alguns problemas ocorreram, e o FDA fez alguns direcionamentos. Pode perceber que algumas marcas, agora, só vendem desodorantes para os pés em spray como a AVON.

4) Use meias de algodão sempre que possível. Lembre-se que meias sintéticas e escuras não são bacanas para a bromidrose (nome médico para o chulé).
5) Opte por sapatos de sola de couro, evite os calçados de borracha.
6) Nada de usar aquele tênis todo santo dia. Alterne seu sapato sempre que possível.
7) Após utilizar um sapato e perceber um certo odor, coloque o no sol. Isso diminuirá a umidade e também as bactérias presentes. Se o local for ventilado, melhor ainda. (eu sempre coloco na sacada do meu apartamento)

Produtos indicados:

odor-free

Odor Free
Dura por 100 aplicações
Preço médio: R$ 34,90

polvilho-antisseptico-granado

Polvilho antisséptico – Granado 
São 3 opções de fragrância: tradicional, sport e fresh 
Preço médio: R$ 10,95

Se você é um cara que já pratica todas essas dicas, usa algum dos produtos indicados e nada do odor sumir, procure um bom dermatologista. Ele verá se seu caso está associado a hiperidrose palmo-plantar e também avaliar se a causa é bacteriana ou fúngica. Converse com o médico também sobre a possibilidade de aplicação de toxina botulínica (botox nos pés, meu caro!), pode ajudar em alguns casos.

Fotos: Reprodução
Fonte: Homemmodernos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...