Atualmente as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde. Mas, com tantas opções no mercado, é preciso pesquisar e saber um pouquinho mais sobre os alimentos para não errar na hora da definição do cardápio da família. E dentre as diversas dúvidas do consumidor está a sobre os alimentos integrais.
Os grãos integrais além de serem fontes de fibras, vitaminas e minerais, possuem propriedades funcionais que ajudam a prevenir diversas doenças, entre elas as doenças cardíacas. E as fibras, um dos nutrientes presentes nos grãos integrais, estão sendo muito destacados entre os pesquisadores como fundamentais para o organismo.
A Associação Americana do Coração recomenda o consumo de vegetais, frutas e grãos integrais, confirmando a importância das fibras, dos antioxidantes e outras substâncias presentes nesses alimentos que atuam na prevenção e controle das doenças cardiovasculares.
É claro que aliado ao consumo desses alimentos, é fundamental a manutenção de um peso adequado, prática de atividade física regular e consumo moderado de gordura, evitando assim a ingestão excessiva de calorias.
As fibras presentes nos grãos integrais são principalmente fibras insolúveis, que atuam aumentando o bolo fecal e melhorando o trânsito intestinal. Estudos sugerem que com o consumo de fibras, o tempo de presença de bactérias maléficas no intestino é menor, diminuindo assim o risco de câncer.
Aveia, farelo de trigo, semente de linhaça, germe de trigo, gergelim, estão entre os mais conhecidos e mais fáceis de serem encontrados.
Sendo assim, há diversos motivos e inúmeras maneiras de iniciar o consumo desses alimentos na sua alimentação diária.
Fonte: Homemcorpus
Nenhum comentário:
Postar um comentário