terça-feira, 29 de março de 2011

Bebidas de cola em excesso podem causar problemas musculares


O consumo excessivo de refrigerantes à base de cola pode levar a desde uma fraqueza leve até a uma profunda paralisia muscular, segundo artigo publicado no Journal of Clinical Practice. De acordo com os especialistas, isso pode ocorrer devido a uma queda acentuada nos níveis de potássio no sangue causada por esse tipo de bebida.

Na publicação, pesquisadores americanos citam o caso de um agricultor australiano que precisou de atendimento por causa de paralisia pulmonar após beber de quatro a dez litros de bebida de cola em um dia. E há o caso de uma gestante que consumiu mais de três litros de refrigerante por dia em seis anos, e foi atendida com sintomas de cansaço, vômito persistente e falta de apetite. “Temos todas as razões para acreditar que não é raro”, escreveram os autores.

Segundo o pesquisador grego Moses Elisaf, a hipocalemia (baixa concentração de potássio) pode ser causada pela ingestão, em excesso, de três componentes comuns nessas bebidas: glicose, frutose e cafeína. Porém o consumo moderado é seguro e pode continuar se combinado com dieta balanceada e estilo de vida ativo.



Fonte: HomemCorpus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...